quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bolo de laranja delicioso, super fácil e rápido!

Já fiz este bolo 3 vezes em menos de dois meses depois de ter visto a receita aqui... é DELICIOSO e faz um sucesso! É um óptimo bolo de chá ou sobremesa de uma jantarada para os amigos. E é super fácil, mesmo!

Ingredientes:
 4 ovos
2 chávenas (de chá) de açúcar (mal cheias)
2 chávenas (de chá) de farinha
1 chávena (de chá) de óleo
1 colher de sobremesa de fermento
1 laranja grande ou 2 laranjas pequenas

Lava-se muito bem a casca da laranja, retira-se os topos e parte-se em quartos. Na liquidificadora batem-se durante cerca de 4 minutos os ovos inteiros, o açúcar, o óleo e a laranja com a casca, partida em quartos.
Depois, num recipiente à parte, junta-se a este preparado a farinha e o fermento e mistura-se bem até conseguir uma massa homogénea.
Vai ao forno a 180º durante cerca de 45-50 minutos numa forma untada com manteiga e farinha (ou usa-se uma forma de silicone que não necessita de ser untada). O bolo está pronto quando se espeta um palito e este sai seco.
Já o experimentei fazer com forma de buraco e forma sem buraco e fica bem das duas formas.
Este bolo também pode ficar com um aspecto mais sofisticado (para um jantar, por exemplo) se se polvilhar açúcar em pó por cima. É muito fácil de fazer: é só deitar açúcar empó num coador de rede e dar umas pancadinhas suaves no coador que, lentamente, vai deixando cair uma chuva branquinha por cima do bolo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário