terça-feira, 3 de julho de 2012

Filetes de pescada panados com arroz de tomate malandrinho

Filetes de pescada panados com arroz de tomate malandrinho. Uma daquelas receitas simples da vida mas tão deliciosas! A minha mãe já fazia quando eu era pequena... Fiz agora ao jantar e desapareceu tudo, num instante! 
Um prato de Verão, sim senhor, mas que na verdade vai bem todo o ano... 

Ingredientes (3/4 pessoas)
4 filetes de pescada grandes (mais se forem médios)
pão ralado q.b.
1 ovo grande
2 tomates grandes
1 cebola
1 chávena de arroz (usei carolino)
Óleo de girassol (para fritar)
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
sumo de meio limão

Num panela, deite duas colheres de sopa de azeite e 1 cebola bem picada. Deixe refogar ligeiramente e junte-lhe os dois tomates, bem maduros, picados grossamente. Deixe levantar fervura e junte um pouco de salsa e oregãos. Deixe refogar cerca de 10 minutos, pelo menos, no mínimo. 
Acrescente cerca de 4 chávenas de água a ferver. (Não importa o tamanho da chávena. O que importa é que use a mesma para medir, depois, o arroz. ) Tempere com sal e limão. Deixe ferver durante cerca de 10 minutos para soltar bem os sabores. 
Depois, deite uma chávena mal cheia de arroz carolino (fica melhor para arroz malandro. Para arroz seco, uso o arroz agulha). Deixe cozer cerca de 15 minutos. Prove para ver se está cozido e se está bem de sal. Convém servir imediatamente, caso contrário, acabará por absorver toda a água e deixará de ter o aspecto de arroz malandro...

Enquanto o arroz cose, prepare os filetes.
Bata o ovo e coloque num prato de sopa. Num prato raso coloque pão ralado.  Escorra bem os filetes (pode usar papel de cozinha para absorver bem os líquidos). Depois passe os filetes por ovo batido e depois por pão ralado (cubra bem toda a superfície do filete com ovo para que o pão ralado possa aderir bem. Eu gosto de usar bastante pão ralado nos panados, quer seja de peixe ou carne). 
Numa frigideira, coloque óleo e deixe aquecer muito bem (coloque uma boa quantidade para o óleo não queimar tão facilmente). Depois de bem quente, frite os filetes cerca de 3 minutos de cada lado. Depois verifique se estão a seu gosto (e nesse caso, retire-os do lume) ou se pretende que fiquem mais dourados (deixe-os um pouco mais a fritar). Escorra-os em papel de cozinha cerca de dois minutos antes de servir.
Bom apetite!

1 comentário: