sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gelado (sorvete) de ameixa

Esta receita de gelado (sorvete como dizem no Brasil) veio mesmo a calhar!! Tinha tantas ameixas para gastar aqui em casa... então resolvi fazer algo diferente e experimentar uma receita de gelado que costumo fazer com outros tipos de fruta. Ficou delicioso!! E, diga-se, foi um sucesso...

Ingredientes para cerca de 1 litro de gelado (caixa grande)

500 g de ameixas descascadas e sem caroço
215 ml (um pacote) de natas de soja
130g de açucar

Bata o açúcar e as natas de soja muito bem (cerca de 8 minutos para ficar uma mistura bem cremosa). Se quiser usar natas de leite pode fazê-lo. Substitui por natas de soja, porque, se forem muito bem batidas ficam tão cremosas como as de leite... e no entanto tem muito menos calorias...
Tire a pele e os caroços às ameixas. Eu misturei ameixas vermelhas e amarelas mas pode usar só vermelhas - têm um sabor mais forte e vão dar um aspecto mais colorido ao gelado!
Depois pique muito bem as ameixas até ficar em creme. 
Junte as ameixas ao preparado das natas e envolva bem até ficar um creme verdadeiramente homogéneo. Coloque num caixa que possa ir ao congelador e tape. Deixe bastante espaço livre porque, ao congelar, o creme vai aumentar de volume. 
Após cerca de duas horas no congelador, retire e mexa muito bem o preparado com um garfo pare evitar que forme gelo. Se bater bem as natas no primeiro passo da receita vai notar que o o gelado fica logo muito cremoso e quase não será necessário mexer. Volte a tapar a caixa e coloque novamente no congelador. Se achar necessário, uma hora depois repita este passo.

Retire cerca de cinco minutos antes de servir. Eu enfeitei com umas folhinhas de hortelã. Este gelado ficou delicioso e sabe tão bem durante todo o ano!

Sugestão: Há quem goste de colocar também a casca da ameixa. Esta não se desfaz completamente e deixa o gelado pintalgado e com um sabor bem mais forte do que se juntar só a polpa da fruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário