sexta-feira, 13 de abril de 2012

Souflé de Pescada

Esta é uma receita super simples de souflé mas com muito menos manteiga do que o habitual, o que torna a receita muito mais apetecível, tendo em conta o número de calorias, muito mais baixo do que o habitual. O souflé desta foto foi feito numa forma demasiado grande para a quantidade mas estava delicioso!! Se quiserem, podem substituir a pescada por bacalhau, por exemplo.

Ingredientes (para 3 pessoas)
3 postas de pescada
1 cebola média
azeite q.b.
500 ml de leite (eu usei magro)
3 colheres de sopa de farinha
1 colher de café de manteiga
3 ovos
pimenta, sal, limão, ervas de provence q.b.

Em primeiro lugar, coze-se o peixe. Eu coloquei na água sumo de limão, sal e ervas para dar algum gosto ao peixe. À parte, faz-se um refogado; quando a cebola estiver transparente, junta-se o peixe desfeito em lascas e deixa-se refogar um bocadinho.
Numa outra panela, junta-se o leite, a farinha, a manteiga e as gemas. Leva-se ao lume mexendo sempre com uma vara de arames até formar um creme muito, muito grosso.
Depois de terminado, retira-se do lume continuando a mexer um pouco. Ao preparado, junta-se o peixe e as claras batidas em castelo (aos poucos, com cuidado para não talhar).
Deita-se numa forma de souflé untada com manteiga e vai ao forno a 200º durante cerca de 35 minutos (ou até estar firme ao toque, bem lourinha).

Qualquer dia, experimento fazer naquelas formas de souflé pequeninas... Se alguém experimentar, diga-me o resultado!

Sem comentários:

Enviar um comentário