domingo, 29 de julho de 2012

Brownie

Se soubessem o sucesso que este brownie fez... e, na verdade, é uma receita tão simples! É algo que pode surpreender num jantar de amigos... 
Podem fazer com ou sem cobertura... mas, claro, com cobertura a sofisticação é maior! Aqui vai a receita do brownie!

Ingredientes:

Para o Brownie:
4 ovos grandes
200g de chocolate 70% cacau
170g de açúcar
6 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres bem cheias de farinha com fermento
250g de manteiga
1 pitada de sal
óleo para untar

Para a cobertura
1/2 tablete de chocolate de culinária
12 colheres de sopa de leite
2 colheres de óleo
3 colheres de sopa de açúcar

Junte o chocolate partido em pedaços, o cacau em pó, o açúcar, a farinha, a manteiga e o sal; bata bem até criar uma pasta homogénea. depois, junte os ovos e volte a bater até ficar um creme macio. Forre uma forma retangular com papel vegetal. Unte o papel com óleo (ou manteiga). Se quiser (opcional), coloque umas pepitas de chocolate amargo na massa e envolva bem. 
Coloque a massa na forma e leve ao forno previamente aquecido a 200º. Deixe o bolo cozer apenas 13, 14 minutos. Retire imediatamente para ficar bem húmido!
Entretanto, comece a preparar a cobertura. Numa panela, junte o chocolate de culinária partido aos pedaços, o leite, o óleo e o açúcar. Mexa bem. Vá mexendo de vez em quando e misturando bem os ingredientes. Quando começar a ferver, não pode deixar de mexer - de contrário, queima tudo! Mexa até conseguir a consistência necessária. Quanto mais ferver, mais espesso ficará o molho.
Deite a cobertura por cima dos brownies e sirva de imediato! 
Desta vez, optei por acompanhar este brownie com sorvete de tangerina!
Bom apetite!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gelado (sorvete) de ameixa

Esta receita de gelado (sorvete como dizem no Brasil) veio mesmo a calhar!! Tinha tantas ameixas para gastar aqui em casa... então resolvi fazer algo diferente e experimentar uma receita de gelado que costumo fazer com outros tipos de fruta. Ficou delicioso!! E, diga-se, foi um sucesso...

Ingredientes para cerca de 1 litro de gelado (caixa grande)

500 g de ameixas descascadas e sem caroço
215 ml (um pacote) de natas de soja
130g de açucar

Bata o açúcar e as natas de soja muito bem (cerca de 8 minutos para ficar uma mistura bem cremosa). Se quiser usar natas de leite pode fazê-lo. Substitui por natas de soja, porque, se forem muito bem batidas ficam tão cremosas como as de leite... e no entanto tem muito menos calorias...
Tire a pele e os caroços às ameixas. Eu misturei ameixas vermelhas e amarelas mas pode usar só vermelhas - têm um sabor mais forte e vão dar um aspecto mais colorido ao gelado!
Depois pique muito bem as ameixas até ficar em creme. 
Junte as ameixas ao preparado das natas e envolva bem até ficar um creme verdadeiramente homogéneo. Coloque num caixa que possa ir ao congelador e tape. Deixe bastante espaço livre porque, ao congelar, o creme vai aumentar de volume. 
Após cerca de duas horas no congelador, retire e mexa muito bem o preparado com um garfo pare evitar que forme gelo. Se bater bem as natas no primeiro passo da receita vai notar que o o gelado fica logo muito cremoso e quase não será necessário mexer. Volte a tapar a caixa e coloque novamente no congelador. Se achar necessário, uma hora depois repita este passo.

Retire cerca de cinco minutos antes de servir. Eu enfeitei com umas folhinhas de hortelã. Este gelado ficou delicioso e sabe tão bem durante todo o ano!

Sugestão: Há quem goste de colocar também a casca da ameixa. Esta não se desfaz completamente e deixa o gelado pintalgado e com um sabor bem mais forte do que se juntar só a polpa da fruta.

sábado, 7 de julho de 2012

Espetadas de frango

O frango é, de facto, uma carne muito versátil! Permite imensas combinações. Esta espetada que vos proponho hoje é uma forma muito simples de cozinhar algo delicioso! E até pode ser divertido preparar a refeição juntamente com crianças! Elas adoram ajudar a preparar! 


Ingredientes:
2 peitos de frango
tomates cereja 
1/2 Pimento verde
1/2Cebola
Gengibre
folhas de louro
Alecrim
Azeite
Alho
sal q.b.




Em primeiro lugar, corte o frango, a cebola, o pepino e o gengibre em pequenos quadrados. Depois disponha nos espetos: cebola, tomate cereja, folhas de louro, gengibre, frango e pepino.  Podem ver na foto abaixo como dispus os vários ingredientes. Mas não segui uma ordem implícita. Fui apenas dispondo mais ou menos alternadamente. 
Eu utilizei espetos de metal mas podem usar outros (fica ótimo, por exemplo, em pau de alecrim ou de loureiro!).
Numa tigela, preparem o molho: juntem 3 colheres de sopa de azeite, um pouco de alecrim (eu gosto de colocar bastante), alho muito picadinho e sal. Pincele as espetadas com esse molho. 
Leve ao grelhador já bem quente. Durante a cozedura, vá pincelando sempre as espetadas.
A espetada grelha cerca de 15 minutos, no total. Vá virando a espetada até ficar douradinha.
Bom apetite!

terça-feira, 3 de julho de 2012

Filetes de pescada panados com arroz de tomate malandrinho

Filetes de pescada panados com arroz de tomate malandrinho. Uma daquelas receitas simples da vida mas tão deliciosas! A minha mãe já fazia quando eu era pequena... Fiz agora ao jantar e desapareceu tudo, num instante! 
Um prato de Verão, sim senhor, mas que na verdade vai bem todo o ano... 

Ingredientes (3/4 pessoas)
4 filetes de pescada grandes (mais se forem médios)
pão ralado q.b.
1 ovo grande
2 tomates grandes
1 cebola
1 chávena de arroz (usei carolino)
Óleo de girassol (para fritar)
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
sumo de meio limão

Num panela, deite duas colheres de sopa de azeite e 1 cebola bem picada. Deixe refogar ligeiramente e junte-lhe os dois tomates, bem maduros, picados grossamente. Deixe levantar fervura e junte um pouco de salsa e oregãos. Deixe refogar cerca de 10 minutos, pelo menos, no mínimo. 
Acrescente cerca de 4 chávenas de água a ferver. (Não importa o tamanho da chávena. O que importa é que use a mesma para medir, depois, o arroz. ) Tempere com sal e limão. Deixe ferver durante cerca de 10 minutos para soltar bem os sabores. 
Depois, deite uma chávena mal cheia de arroz carolino (fica melhor para arroz malandro. Para arroz seco, uso o arroz agulha). Deixe cozer cerca de 15 minutos. Prove para ver se está cozido e se está bem de sal. Convém servir imediatamente, caso contrário, acabará por absorver toda a água e deixará de ter o aspecto de arroz malandro...

Enquanto o arroz cose, prepare os filetes.
Bata o ovo e coloque num prato de sopa. Num prato raso coloque pão ralado.  Escorra bem os filetes (pode usar papel de cozinha para absorver bem os líquidos). Depois passe os filetes por ovo batido e depois por pão ralado (cubra bem toda a superfície do filete com ovo para que o pão ralado possa aderir bem. Eu gosto de usar bastante pão ralado nos panados, quer seja de peixe ou carne). 
Numa frigideira, coloque óleo e deixe aquecer muito bem (coloque uma boa quantidade para o óleo não queimar tão facilmente). Depois de bem quente, frite os filetes cerca de 3 minutos de cada lado. Depois verifique se estão a seu gosto (e nesse caso, retire-os do lume) ou se pretende que fiquem mais dourados (deixe-os um pouco mais a fritar). Escorra-os em papel de cozinha cerca de dois minutos antes de servir.
Bom apetite!